23 de setembro de 2009

PAISAGISMO E JARDINAGEM – Iris: belas e efêmeras, mas podem florir por toda a estação





As Iris (neomárica cândida) são algumas das mais belas e exóticas flores brasileiras, que encontram na primavera seu período de floração. Suas flores lembram alguns tipos de orquídeas terrestres, e por isso são frequentemente com elas confundidas. As folhas tem a forma de lâminas cumpridas, brilhantes e dispostas à partir da raiz, na forma de um leque irregular. As inflorescências aparecem na ponta dessas folhas, daí abrindo flores brancas, com manchas azuladas, as pétalas dispostas em torno de um miolo, onde tons marrons, amarelos, azuis e arrocheados formam desenho extravagante, lembrando pelagem de tigre.
As Iris são muito recomendadas para compor canteiros e jardineiras altos, pois seu crescimento chega a 60 cm de altura. Ela aprecia uma boa umidade, embora não resista ao encharcamento, exigindo assim cuidado com as regas. Muito resistentes, se bem cuidadas e dispondo da umidade necessária, elas podem durar bastante, sendo entretanto recomendado o replantio, ou anualmente durante o inverno, ou pelo menos uma vez cada dois anos. O replantio é uma boa ocasião para reproduzir mudas, que podem ser obtidas pela simples separação das touceiras, mantendo-se uma parte das raízes em cada nova muda.
Uma boa quantidade de luz é indispensável para o sucesso do seu cultivo, e quanto mais luminosidade, maior a quantidade e exuberância da floração. O sol direto e por muitas horas, entretanto, deve ser evitado. As adubações e transplantes devem ser feitas no final do outono e nos primeiros meses de inverno. Durante a floração, as regas regulares, pelo menos a cada dois dias, vão favorecer seu prolongamento. As flores duram apenas um dia, mas com os cuidados adequados, elas podem se repetir duas a três vezes por semana, e continuar assim por mais de três meses.
Além da “neomárica candida”, espécie nativa do Brasil também conhecida como Iris-da-praia, existe outra espécie de Iris nativa do Brasil, a “neomárica caerulea”, também conhecida como falso-iris ou Iris-azul devido à coloração de suas flores, e ainda duas espécies européias, a Iris germânica, de cor azul forte a roxa, e o Iris amarelo, “Iris pseudacorus”. Há ainda uma espécie de Iris aquática, a “Iris spuria”, de flores completamente brancas.
Célia Borges

Nenhum comentário: