7 de janeiro de 2010

IMAGENS DE ITATIAIA – Missa pela preservação da Capela de N.Senhor dos Passos



Uma mobilização popular, visando chamar a atenção das autoridades para a importância da preservação da Capela de Nosso Senhor dos Passos – o prédio mais antigo e principal patrimônio histórico de Itatiaia – reuniu cerca de 100 pessoas, nesse domingo, 3 de janeiro, em missa realizada pelo Padre Paulo Solak às 15 horas. Esse foi o primeiro ato religioso oficial no interior da capela, depois de mais de 60 anos em que esteve fechada. Em 1990, o prédio abrigou provisóriamente a Secretaria Municipal de Obras, durante alguns meses.
Nos últimos dois anos, um grupo de pessoas empenhadas na sua restauração, vêm promovendo a reza do Terço, no primeiro domingo de cada mês, mas até novembro, nas escadarias. Esse mesmo grupo já havia conseguido sensibilizar a Câmara,e em 2007, através da aprovação de uma lei municipal, garantiu o tombamento do prédio.
A prefeitura está realizando estudos para uma obra emergencial, e em seguida, a produção de um projeto de restauração. A demora nesses providencias, entretanto, está deixando cada vez mais em risco a integridade do prédio. Em meados de dezembro passado, devido ás fortes chuvas, uma parte do beiral desabou. Uma das principais reinvidicações da comunidade é a troca da porta principal, completamente deteriorada e impossibilitada de ser aberta.
Na missa do primeiro domingo de 2010, o Padre Paulo expressou a preocupação daqueles que lutam pela preservação da capela, e incentivou a comunidade a participar mais ativamente, contribuindo com seus próprios recursos, e cobrando as providências necessárias às autoridades. O Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itatiaia, anunciou há algumas semanas a intenção de promover um Fórum, talvez ainda em janeiro, destinado a reunir informações que contribuam para o projeto de restauração.
Célia Borges

Nenhum comentário: