18 de março de 2010

CLARICE LISPECTOR DIA 31 NO SARAU DO PROJETO CÂMARA CULTURAL



A escritora Clarice Lispector será a homenageada no Sarau de Poesia, do Projeto Câmara Cultural, programado para a quarta-feira, dia 31 de março, no plenário da Câmara Municipal de Resende, às 19 horas, com entrada franca.
Jornalista, poeta, contista e cronista, Clarice Lispector foi uma das mais brilhantes e influentes escritoras da sua geração. Inovadora, pioneira em vários aspectos da literatura, ela conseguiu produzir uma obra rica e múltipla, que desafia os rótulos.
Nascida na Ucrância, então URSS, em 1920, imigrou com a família para o Brasil ainda bem pequena, que radicou-se primeiramente em Recife, e em 1934 mudou-se para o Rio de Janeiro. Estudou Direito na Faculdade Nacional, hoje UFRJ, enquanto trabalhava como secretária em um escritório de advocacia.
Em 1941 estreou como repórter no jornal Diário do Povo, e no ano seguinte, com 22 anos, recebeu seu registro profissional como jornalista, passando a trabalhar como redatora do jornal A Noite. Entre os livros que publicou, até seu falecimento em 1977, destacam-se o primeiro, Perto do Coração Selvagem, A Cidade Sitiada, A Maçã no Escuro, Laços de Família, e A Paixão Segundo G.H., entre outros.
No Sarau de Poesia do Projeto Câmara Cultural, a obra de Clarice Lispector será apresentada por um grupo de artistas de Resende – poetas, atrizes, artistas plásticas e animadoras culturais – Dayse Marques, Fátima Porto, Jenifer Faulstich, Kátia Kirino e Paula Mirela. A programação será iniciada com uma palestra sobre a vida e obra da autora, por essa jornalista, Célia Borges, que também atuará como Mestre de Cerimônias.
Célia Borges

Um comentário:

Nara disse...

Célia,
Sua presença é importantíssima na vida cultural de Resende e Itatiaia. Seus textos são pertinentes,lúcidos, corajosos e (tão raro hoje em dia!) respeitam e valorizam a língua portuguesa, ora viva!

Acho que seu exemplo junto às cabeças pensantes da região será um multiplicador de idéias criativas, vivas, inconformadas, inovadoras.
Siga em frente e muito sucesso!
Um abraço,
Nara Mattoso