9 de abril de 2010

IMAGENS DE ITATIAIA: Operação tapa-buracos não contempla ruas centrais de Penedo





A Prefeitura Municipal de Itatiaia anunciou esta da semana, o início de uma “operação tapa-buracos” no município, que começou no bairro Jardim Itatiaia, e vai recuperar algumas vias públicas também no Centro, Campo Alegre, a Estrada de Funil, as ruas Country Clube e Clube do Cavalo na Vila Pinheiro, e a estrada da Fazenda da Serra. Para Penedo estão previstas obras apenas na Africa 1 e a construção de uma ciclovia na Rodovia Rubens Tramujas Mader. Está prevista também a drenagem e pavimentação da Estrada Velha da Usina. As ruas centrais de Penedo, cujos buracos vêm afetando negativamente o turismo, continuarão esburacadas, sem previsão para as tão necessárias obras.
Segundo nota divulgada pela Assessoria de Imprensa, essa operação é a primeira de seis projetos a serem desenvolvidos com recursos do PADEM – Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios – e custará R$ 4 milhões, a serem repassados em dez parcelas. A empresa responsável pelas obras terá dez meses para concluí-las. A nota esclarece que o convênio só foi concluído por o município não estar mais inadimplente com o Estado e a União, após ter pago e parcelado dividas, que teriam sido herdadas dos governos anteriores.
Apesar do esforço ser bem vindo, já que as ruas, avenidas e estradas de Itatiaia encontram-se em estado deplorável, o próprio nome da operação já assusta, porque estamos cansados de ver buracos tapados de qualquer maneira, e que se tornam piores na próxima chuva. Tapar buracos não é, realmente, a necessidade, mas sim uma recuperação asfáltica eficiente e duradoura.
Também não dá para entender o critério de prioridades. É claro que todos os bairros estão necessitados de obras, mas parece que só a prefeitura não vê que os buracos se multiplicam nas ruas centrais de Penedo, e que isso afasta os turistas, trazendo prejuízos aos próprios, devido às avarias em seus veículos, mas principalmente aos comerciantes e moradores, que além dos carros quebrados e dos riscos diários de quem trafega evitando buracos, também sofrem com a redução da sua principal atividade econômica.
A situação das ruas de Penedo já virou motivo de piada, devido à uma enorme poça que permaneceu durante quase dois meses em frente á residência do falecido Rubens Mader, e que ganhou o nome de Lago Malu Mader, com direito à um boneco pescando em suas águas. O local foi finalmente drenado, mas em seu lugar ficaram enormes crateras, que agora pelo menos os motoristas podem ver, o que não acontecia quando o local estava alagado.
As operações tapa-buraco municipais, que Penedo recebeu desde o início do atual governo, consistiram em jogar escória, o que além de não resolver o problema, ainda aumenta o risco de derrapagem, principalmente naqueles situados perto de curvas. E com novas chuvas, esses buracos reaparecem ainda maiores. É lamentável constatar que a prefeitura não tem recursos próprios para as obras do município, dependendo de recursos de convênios. Nessas condições, e nesse ritmo, Itatiaia vai precisar de mais dois governos para recuperar suas vias públicas.
Só nos resta esperar que não sejam necessários também convênios, para a pintura dos quebra-molas de Penedo, outra necessidade premente. E para a regularização do recolhimento do lixo verde, que continua condenando um importante centro turístico como Penedo, a uma aparência de desleixo e abandono. Imagem que se repete na maioria dos bairros e demais regiões turísticas do município.
Célia Borges

Nenhum comentário: