5 de maio de 2010

IMAGENS DE ITATIAIA – Esperanças frustradas por um governo sem rumo



A eleição do empresário Luis Carlos Ferreira Bastos para prefeito de Itatiaia no ano passado, renovou as esperanças da população, já cansada da alternância no poder de administrações incompetentes e comprometidas com a politicagem local, que condenaram o município à estagnação. Mas, passados dezesseis meses, as esperanças deram lugar à frustração, já que pouca coisa mudou, e a velha cartilha continua sendo seguida: muita promessa e pouca realização.
O prefeito segue reclamando que não tem dinheiro, mas como não há transparência na prestação de contas, não temos como saber. As reuniões que vêm sendo realizadas à título de prestação de contas do secretariado, são informadas em cima da hora e de forma a evitar que a população realmente compareça, fiscalize e cobre. No entanto, se o leitor/eleitor/morador atento se der ao trabalho de acompanhar a publicação de atos oficiais, já terá motivos de sobra para desconfiar de, senão malversação do dinheiro público, pelo menos numa inexplicável inversão de prioridades.
É compreensível que o poder público municipal tenha suas dificuldades financeiras, é justificável que não dê para resolver todos os problemas do município ao mesmo tempo. Mas não é razoável que a administração tenha começado atirando para todos os lados, prometendo “mundos e fundos”, e passados tão poucos meses já consiga demonstrar tanta inércia, tanto descaso e omissão.
Diversos Conselhos Municipais foram renovados ou reativados... mas continuam não funcionando. O cidadão de Itatiaia continua tendo que ir se consultar em unidades de saúde do município vizinho de Resende. A Educação pode estar razoável, mas até onde se saiba, nada brilhante. A Secretaria de Obras não tem dinheiro nem para tapar buracos, e as reivindicações da população demoram semanas, senão meses, para serem atendidas. Volta e meia falta água, e a água que vem é de qualidade duvidosa na maioria dos bairros. E a Secretaria de Meio Ambiente, ao que se sabe, não tem recursos para operar e cumprir suas responsabilidades.
A lista de problemas não solucionados é quase tão grande quanto a lista de projetos municipais que foram lançados, divulgados, mas não saíram do papel. A área de Assistência Social parece ser a campeã nesse tipo de projeto. À essa somem-se os projetos da vice-prefeita Gilda Molica, que vinha se empenhando em iniciativas também de cunho social, como para aumentar e melhorar a reciclagem de lixo, e formação de cooperativas profissionais, e que foi exilada da administração juntamente com seus projetos.
Como os governos federal e estadual, a atual administração municipal parece acreditar que basta criar projetos e divulgá-los, para satisfazer a população. Mesmo que não tenho a menor intenção de levá-los adiante. E assim, segue semeando promessas, e produzindo frustrações.
No início de março o prefeito anunciou que pôs em dia as contas públicas, pagou e negociou dívidas federais e estaduais, e que assim o município está novamente habilitado a receber verbas. O que pode ser bom. Ou talvez, nem tanto assim. Depende de como o dinheiro vai ser gasto. Há contratos, como o da publicação de atos oficiais, que beira o escândalo, e que precisam ser revistos. Os funcionários públicos, assim como a população, devem se manter atentos ao que acontece no IPREVI. Seria interessante também que se identificasse o secretariado do município, apontando quais são os cargos, os titulares e os seus salários, para evitar, quem sabe, a existência de algum secretário fantasma. Saravá!!!!
Célia Borges

12 comentários:

Franklin Guanabarino e Venício Foresti disse...

É ISSO AI, CÉLIA... INFELIZMENTE!
AINDA BEM QUE HÁ PESSOAS DE BEM, COMO VOCÊ, QUE AINDA CONSEGUEM VER AS COISAS COM CLAREZA E LUTAM PARA TRANSFORMAR NOSSO MUNDINHO EM UM LUGAR MELHOR.
OBRIGADO POR FALAR POR NÓS!
NOSSO APOIO TOTAL E IRRESTRITO!
VENÍCIO & FRANKLIN

Unknown disse...

Célia querida, como sempre excelentes suas colocações. O pior de tudo isso e que posso resumir como comentário é um ditado antigo que diz: "Há mais coisas entre o céu (Poder) e a terra (a população) do que possa imaginar nossa vã filosofia". Grande beijo.

Pedro Jorge disse...

Irretocável seu texto. Não há como mudar uma vírgula. Nunca na curta história deste município uma mudança ficou tão igual ao que era antes.

Anônimo disse...

Vamos às ruas IMPEACHMENT do Ypê. Se acionarmos o Ministério Público para a abertura das contas municipais, o superfaturamento de obras por exemplo, e suas ações inconstitucionias como o aumento do IPTU é possível!

Gilda Molica disse...

Querida Célia,

Venho parabenizá-la pelas execelentes matérias divulgadas em seu blog. Aproveito a oportunidade para enviar-lhe a Nota sobre o aumento abusivo do IPTU que será divulgada na Segunda-feira.

"Nos últimos dias, a população ficou assustada com o aumento imoral e abusivo do IPTU de nossa cidade.
Eu, vice-prefeita, NÃO aceito tal aumento abusivo do IPTU, SOU CONTRÁRIA a este aumento em qualquer hipótese, não importando o argumento.
NUNCA fui consultada sobre tal absurdo, imoral e abusivo aumento, pois se fosse, NÃO permitiria tamanha covardia com a população.
Eu, Gilda Molica (PT) vice-prefeita do Município de Itatiaia manifesto que não fui consultada, não tive a mínima participação. Não aceito e não concordo com o aumento abusivo do IPTU de 2010. Inclusive ano passado a população já foi penalizada com um aumento brutal do IPTU. Agora as justificativas que vêm sendo dadas pela prefeitura além de causar medo na população não convencem os contribuintes. Declaro que estou a disposição da população para juntos garantirmos nossos direitos e deveres de cidadania.

GILDA MOLICA - VICE-PREFEITA

María Teresa disse...

Compartilho com você seu grito de protesto. Não podemos ficar calados perante tanta promessa não cumprida, e temos que manifestar, como você bem diz, nossa frustração de pessoas que acreditaram que Novos Tempos seriam possíveis. Excelente texto, Célia. Obrigada!
María Teresa

thereza christina disse...

Ainda temos que escutar o Secretariado do prefeito defender o aumento dizendo que valor venal acompanha o valor de mercado de venda do imóvel! pouca vergonha!
Thereza Christina Villela

Ana Beatriz Gribel disse...

Querida Célia,uma das poucas coisas boas que nos aconteceram vindo para essa cidade,foi sua amizade.Agora mais uma vez me surpreendo com alegria em conhecer seu blog,escrito com muita lucidez e inteligência.Quando eu e meu marido Pedro Jorge decidimos nos mudar pra Itatiaia,nos foi passado uma imagem de uma cidade tranquila,organizada (afinal é destacada por ser turística)e bem administrada.Porém mal sabíamos o que nos esperava.Uma cidade caótica,pobre povo.Saúde zero,educação lamentável,ruas esburacadas,parece que estamos numa selva,de tanto mato nos terrenos e ruas (não há ficalização),IPTU exorbitante,falta de água e por aí vai.
Não votei nesse atual prefeito,pois nunca me passou credibilidade,mas como diz o ditado "o povo tem o governo que merece".
Não queriam a tal mudança prometida?
Tiveram.....para pior.
Mudou? Você não acha?
Bjus enormes e continue,seu blog é ótimo.

Anônimo disse...

Pois é. É uma pena que tudo isso esteja acontecendo. Neste momento, estou tentando postar esse comentário de forma anônima porque a "Era do Medo" se instalou entre os funcionários do município.
Infelizmente, nós, moradores e funcionários concursados , somos obrigados e receber ameaças "veladas", através de comentários acintosos por parte de CC's (aqueles que não haveria, lembra?), que vêm de outra cidade e se instalam cheios de poder sobre todos nós. Além disso há todos os desmandos que estamos vendo, há um arrocho salarial, há ruas abandonadas, há uma violência urbana se instalando na cidade, há muitas mazelas.... Tomara, possamos conscientizar as pessoas, tomara possamos ser justiçados.

Anônimo disse...

O pior do governo do sr. Luiz Carlos, é a decepção.
Porque os outros, não foram bons, os problemas abundavam, havia muitos CC's, havia muitos desmandos.
Mas, só nos decepcionamos quando esperamos algo de alguém. Dos outros, não esperávamos, então, nos entristecíamos, mas não nos decepcionávamos.
O senhor Luiz Carlos, nos decepcionou. Justamente porque dele se esperava mais.
O senhor, Sr, Prefeito, perdeu uma grande oportunidade.Me lembro de uma vez em que o senhor disse, em palanque, que viria para marcar a história de Itatiaia. Realmente o senhor marcou : foi a maior decepção que os eleitores já tiveram. Foi o maior fiasco da história deste município. Infelizmente, tenho que dar a minha opinião de forma anônima, porque além de tudo, o senhor inspira o pior sentimento que se pode inspirar : o medo.

tonilima05@yahoo.com.br disse...

O mandato ainda não terminou. Ainda há esperança de que o governo municipal corresponda às expectativas do povo de Itatiaia. Aumentar tributos é a política mais usual dos governantes brasileiros em todas as esferas: municipal, estadual e federal. O povo de Itatiaia tem se manifestado o que é muito bom e pode produzir bons resultados. Espera-se que até o final do mandato, o atual governante mostre-se melhor do que os antecessores.

Anônimo disse...

Célia, voce foi perfeita no seu Edital, vamos assim chamar.
A sua crítica muito bem direcionada, poderia ser utilizada pelo Poder executivo para uma firme reflexão de seu Governo.
Voce coloca com precisão como se o povo fosse em suas angustias e tristezas.
Um pequeno município com pessoas ordeiras e trabalhadorasa, precisa acima de tudo um administrador para solucionar os problemas deste querido e simpático Município.
O Sr. Prefeito está precisando é de um bom e sincero conselheiro, assim ele erraria menos e atenderia melhor a população.
A decepção dos itatiaienses está evidente.
Continue Célia na sua trincheira com sua melhor arma, COMPETÊNCIA E CANETA.