13 de março de 2011

ALDEIA GLOBAL – Psicologia Biodinâmica ganha espaço em Resende



A Psicologia Biodinâmica, que se propõe a ser uma visão do mundo em que o corpo e a mente são elementos de um mesmo organismo, começa a ganhar espaço em Resende, com o início das atividades do Grupo de Movimento Biodinâmico, neste mês de março. Realizado em grupo, como o nome indica, esse trabalho tem o objetivo de aprofundar a percepção de si mesmo e do mundo, aumentar a vitalidade, o bem estar, e resgatar a capacidade de expressão criativa, pela desinibição e através do desbloqueio emocional.
O Grupo de Movimento Biodinâmico, em Resende, está sendo coordenado pela psicóloga Liliam Mota, em formação na especialidade pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica. Para informações e inscrições, ela pode ser acionada pelo telefone (024) 9251-8442. Liliam esclarece que são utilizadas técnicas variadas de psicoterapias corporais, como dança, teatro, eutonia, fisioterapia e ioga, entre outras.
Segundo ela, “ao assimilar informações sobre si e sobre o outro, formam-se novos hábitos, expande-se a consciência e recuperam-se capacidades. O trabalho com Movimento significa ir à busca – interiorizar, conectar, constatar e expressar, dando direção. Através do desbloqueio das tensões, ativa-se a pulsação do organismo, amplia-se o fluxo e o equilíbrio energético. O resultado é um aumento da assertividade, desbloqueio emocional, redução do estresse e realização do potencial de prazer e alegria de viver.”
O CORPO RESPIRA, PULSA, CRESCE, AMA, SOFRE, DESEJA, PENSA E AGE
A Psicologia Biodinâmica tem como princípio a singularidade de cada ser humano, buscando incentivar sua criatividade, potência e espontaneidade, de forma efetiva, tolerante e não-invasiva. Enfatiza o amor, o prazer, o conhecimento, o trabalho e a espiritualidade como fundamentos para uma existência plena. A Psicoterapia Biodinâmica é sua aplicação prática, e se propõe a perceber cada pessoa como única, propiciando uma intervenção de acordo com suas necessidades e possibilidades, e que lhe permita conscientizar o que é inconsciente, em um processo gradual e profundo.
Surgida na década de 1960, em Londres, quando teve suas bases teóricas e técnicas formuladas pela psicóloga e psicoterapeuta norueguesa Gerda Boyesen, a Psicologia Biodinâmica vem influenciando um grande número de profissionais em vários países do mundo desde então. Radicadas em Londres desde 1969, Ebba e Mona Lisa, filhas de Gerda, passaram a trabalhar como psicoterapeutas biodinâmicas, e auxiliaram a mãe a desenvolver seus fundamentos, inclusive escrevendo artigos em conjunto com ela.
No Brasil, a Psicologia Biodinâmica surgiu através de psicoterapeutas que tiveram a oportunidade de contato na Europa, ao longo das décadas de 1970 e 1980, sendo influenciados por suas teorias e técnicas. Em grupos de estudo, cursos e supervisões, muitos profissionais foram tomando conhecimento dessas novas idéias, assim trazidas por eles. Essas idéias entretanto, foram assimiladas de forma difusa, juntamente com elementos de outras escolas neo-reichianas.
Era uma época em que a divisão entre as diversas formas de psicoterapia corporal não era tão nítida, e todos estudavam e praticavam um pouco de tudo. Em São Paulo, entre os primeiros terapeutas que ajudaram a difundir os ensinamentos biodinâmicos, podemos destacar Antônio Carlos Godoy, Maria Mello, Regina Favre e Rubens Kignel, sendo que este foi professor de Biodinâmica em diversos cursos de psicoterapia corporal, naqueles primeiros tempos, além de ter organizado os Cadernos de Psicologia Biodinâmica – em três volumes, publicados em 1983 – e o livro Entre Psique e Soma, de Gerda Boyesen, em 1986, quando ainda não havia um curso de Formação em Psicoterapia Biodinâmica no Brasil.
Essa situação só começou a mudar à partir de 1993, através de André Samson, que havia realizado a formação completa no Instituto de Gerda em Londres, e trabalhado por diversos anos como psicoterapeuta biodinâmico naquela cidade, e retornou ao Brasil em 1992. No anos seguinte, André e seu colega Ricardo, lançaram um curso de Massagem Biodinâmica, que acabou sendo o embrião do Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica e do Curso de Formação, reconhecido por Gerda Boyesen, o primeiro no Brasil e na América Latina. Desde essa época, Gerda e sua filha Ebba já estiveram várias vezes no Brasil, participando de cursos, seminários e outros eventos, que vem ampliando a divulgação de seu trabalho no país.
Célia Borges

8 comentários:

Anônimo disse...

Que otimo saber que coisas assim ja estão em Resende!!!!

Sandra Abreu disse...

Lindo!!!
É simplismente maravilhoso ver a biodinâmica crescer!...

Ana Cristina Teixeira disse...

parabéns pela iniciativa...que a Biodinâmica floresça em Resende com o grupo da Liliam. Abraço Ana Teixeira, RJ

Anônimo disse...

Bravo!!!
De semente em semente a Biodinâmica ajuda a floresecer um mundo melhor!
Parabéns Liliam!
Sandra Milessi

bruiak disse...

Bela iniciativa! Novas energias vão circular e fazer florir corpos e mentes mais inteiros.

Chris Penna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chris Penna disse...

Ola Liliam ....parabéns pela iniciativa e muito sucesso pra vc !!! bjs Chris

Ariane Gonçalves disse...

Muito boa esta alternativa de tratamento...sucesso Lilian!