4 de abril de 2008

PAISAGISMO E JARDINAGEM VI – Plantas indicadas para jardins internos


A escolha das plantas adequadas é indispensável para o sucesso do seu jardim interno, ou até mesmo para ter um simples vaso em ambiente interior. Por mais que a luminosidade seja intensa, ou até mesmo quando há incidência de sol algumas horas por dia, na maioria dos casos é melhor optar por plantas de meia sombra, ou mesmo que prefiram sombra predominante.

Muitas espécies já tem originalmente essa característica, outras se adaptam bem, desde que se observe certas necessidades peculiares. Por estarem menos sujeitas à evaporação exercida pelo sol direto, elas exigem regas menos freqüentes, e é importante observar isso, porque o excesso de água pode ser tão fatal para a saúde de sua planta quanto à falta de umidade.

Algumas famílias, como as Begônias, que possuem uma grande diversidade de espécies, embora geralmente prefiram a meia sombra, também têm tipos que exigem insolação direta, portanto é bom ficar atento na hora de escolher. Elas preferem climas quentes, úmidos ou secos, mas podem ser adaptadas a clima mais ameno, desde que com o máximo de calor e luminosidade, para garantir a floração, geralmente delicada e muito atraente, com colorações variadas entre o branco, tons cor de rosa e vermelho.

Outra espécie florida que resiste bem ao ambiente interior é o Lírio da Paz, tanto o tipo de flores grandes quanto o chamado “miniatura”. As flores brancas, iguais às dos antúrios, em contraste com as folhas de verde intenso, criam um efeito extremamente decorativo. São plantas de meia sombra e preferem o clima quente e úmido, exigindo regas mais freqüentes. Os antúrios têm as mesmas características, mas exibem folhas bem maiores e em formatos mais variados, e as flores tendem para o vermelho, embora existam espécies de flores quase brancas.

Entre as floridas de pequeno porte, ideais para vasos menores, e que se desenvolvem bem em ambiente interior, estão os ciclamens, os lisantos, os lírios e as prímulas, sendo que as duas primeiras são plantas anuais ou bianuais. Os copos de leite, tanto os brancos como os amarelos, e especialmente os novos híbridos de coloração intensa, podem ser incluídos nesse grupo. Todas apresentam flores que predominam sobre as folhagens, com opções de cores as mais variados, e são indicados para ambientes românticos ou clássicos.

Para quem prefere um ar mais tropical no seu ambiente, algumas plantas da família das palmeiras podem ser bem aproveitadas. Entre elas se destaca a palmeira-rápis, também conhecida como ráfia: seu porte esbelto, com troncos cumpridos coroados por intensa folhagem verde escura, resulta extremamente decorativo. A areca-bambu é outra opção de palmeira para interiores, e embora ela cresça muito ao ar livre, pode ter essa característica controlada pelo tamanho do vaso. Existem também algumas espécies de camedórias, como a palmeira-bambu, que como as anteriores prefere meia sombra e podem ter seu crescimento controlado.

Se você dispõe de espaço para canteiros internos, e prefere folhagens de cores variadas e intensas, pode optar por plantas que formam touceiras, como as calathéas e as marantas, que possuem folhas riscadas e caprichosamente desenhadas, sendo que algumas tem toques vermelhos ou arrocheados na face interna da folha, além de tamanhos e texturas bastante variados. Nesse espírito também se enquadram os coléus, ou coração-magoado, com incontáveis variedades, e os caládios, da família do tinhorão, todas com pouca ou nenhuma flor, mas de folhagens exuberantes.

Sendo impossível enumerar todas, prometo voltar ao assunto em breve...

Célia Borges

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Célia! gostaria que vc me indicasse um planta que desse flores para um jardim interno de canteiro.onde não se d tem sol e já plantei buchinho e morreu.moro em itabuna e o clima é tropical.sei o qto o clima interferi. abraco
pode mandar para o meu e-mail: pitokocg@yahoo.com.br