4 de maio de 2008

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE – Estudos sobre o Rio Paraíba do Sul terão Banco de Dados unificado


A criação de um Banco de Dados unificado, e em formato digital, reunindo todos os trabalhos de pesquisa, teses de mestrado e doutorado sobre o Rio Paraíba do Sul, foi um dos principais objetivos do I Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul, realizado entre 26 e 28 de abril, no campus da Associação Educacional Dom Bosco, em Resende.

O Simpósio fez parte do Projeto Redevale – Rede de ensino, pesquisa e educação à distância para recursos hídricos do Rio Paraíba do Sul, cujo portal vai abrigar os trabalhos científicos cadastrados.

Promovido pela Agevap (Agência Pró-Gestão das Águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul), pelo Ceivap (Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Hídricos), o encontro reuniu cerca de 150 pessoas, entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, autores e participantes de trabalhos sobre a bacia do Rio Paraíba.

Segundo Flávio Simões, representante da Agevap na organização do Simpósio, “é importante que a classe científica tenha acesso rápido a esse conjunto de informações”. Ele disse também que o Banco de Dados é importante por promover intercâmbio entre as instituições de pesquisa e ensino, e os demais agentes envolvidos nas questões ambientais, técnicas e sociais do Vale do Paraíba.

Além da Agevap, participaram da organização do Simpósio dos professores Wilson Cabral de Souza e Pedro Fidelman, ambos do Redevale/ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Segundo informações dos organizadores, os trabalhos apresentados no Simpósio, assim como os demais estudos a serem incluídos no Banco de Dados, vão dar os subsídios necessários para o desenvolvimento de projetos e para a ação dos órgãos executivos, responsáveis pela despoluição e outras iniciativas ligadas ao Vale do Paraíba.

Maiores informações sobre o Projeto Redevale e sobre o Banco de Dados podem ser obtidas através dos sites www.agevap.org.br e www.ceivap.org.br.

Célia Borges

Um comentário:

Anônimo disse...

Célia, Parabéns pelas matérias sobre meio ambiente São bastante uTéis e ajudam na preservação do meio ambiente

Carlos Henriques
Campinas SP