4 de junho de 2008

I ENCONTRO DE HISTÓRIA DO VALE DO PARAIBA – A memória popular dos tempos do Café


A cidade de Vassouras será a anfitriã do I Encontro de História do Vale do Paraíba, cujo tema é o Resgate da memória popular dos tempos do Café. O evento, promovido pelo Instituto Light, será realizado nos dias 17 e 18 de junho, em parceria com os institutos Cultural Cidade Viva (ICCV), Preservale, Inepac e as universidades PUC e Severino Sombra, além do Conselho de Turismo da Região do Vale do Ciclo do Café (Conciclo).

Segundo os organizadores, “para ampliar o potencial de futuro de uma região é preciso buscar e registrar o seu passado na História”. O objetivo do evento é resgatar as histórias das cidades do Vale do Paraíba através de moradores, professores e estudiosos locais, viabilizando a troca de conhecimentos sobre a região interiorana do Rio de Janeiro, que ganhou destaque no início do século XIX, quando a cultura cafeeira prosperou, motivando o surgimento de fazendas e cidades da região e seus entornos.

O material reunido formará o conteúdo a ser divulgado num portal ainda inédito – Histórias do Médio Paraíba – e que poderá ser utilizado pelas escolas públicas e privadas dos 19 municípios do Vale do Paraíba fluminense, fornecendo elementos para que professores possam difundir o conteúdo em suas aulas, desenvolvendo em seus alunos a atenção para a importância da preservação da cultura, meio ambiente e cenários históricos.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Historiadores, professores, estudantes, moradores e demais interessados em participar do projeto devem acessar o site http://www.institutocidadeviva.org.br/encontrodehistora, para cadastro de seus dados pessoais. Aqueles que tiverem uma história, causo, fato, poesia ou fotos antigas sobre uma das cidades do Vale do Paraíba podem utilizar o e.mail faleconcosco@institutocidadeviva.org.br ou enviar sua colaboração para o endereço do ICCV, Rua Presidente Carlos de Campos, 258/201, Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, cep 22231-080. Por telefone, maiores informações poderão ser obtidas com Anna Gabriela Lopes, nos números (021) 3553-1708 ou 9448-9649.

A sede do encontro será o Hotel Santa Amália, e a programação prevê encontros para trocas de experiência entre os participantes, apresentações de cultura popular e exibição filme, além de uma reunião dos secretários de Cultura, Educação, Turismo e Meio Ambiente dos municípios da região, para debater a História das Cidades do Vale do Paraíba e sobre financiamentos para a restauração do patrimônio.

Célia Borges

Nenhum comentário: