14 de julho de 2008

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE – Ferrugem na jabuticabeira? Receitas naturais para essa e outras pragas


A necessidade é a mãe do conhecimento. E certamente, uma das molas que move o mundo. Pude comprovar isso, mais uma vez, há alguns meses, quando a jabuticabeira – única frutífera do meu quintal e menina dos meus olhares botânicos – apresentou sintomas de ferrugem. Depois de produzir seis vezes em 18 meses, desde fevereiro, na última frutificação e quando apareceu sobre os frutos aquela poeira amarelo-alaranjada, ela parou de corresponder aos meus cuidados. Foram safras e safras anteriores dedicadas à geléias e licores, e meus amigos já estavam mal acostumados com os mimos do meu quintal...

Após uma limpeza manual de galhos e tronco, adubações e muita rega, sem resultados, decidi partir para a pesquisa das soluções possíveis para o problema. Mas depois de consultar algumas pilhas de revistas e livros sobre plantas, percebi que isso não seria assim tão simples. Para quase todas as pragas e parasitas parece haver solução rápida e fácil. Mas sobre a ferrugem, na maioria dos casos, apenas citava-se o problema, sem apresentar qualquer indício de solução.

Frustrada nas fontes escritas, recorri à internet. Onde redescobri que a pesquisa botânica é uma espécie de aventura, onde o pesquisador precisa ser tão persistente quanto um Sherlock Holmes. Não vou narrar aqui as minhas desventuras até encontrar a solução – afinal, tão simples quanto aquelas dos romances policiais – mas o fato é que depois de passar por uma infindável coleção de textos repetitivos, e de tratados com fórmulas sobre as quais não consegui entender nada, tropecei na resposta quando já estava prestes a desistir.

Enfim, não foi através do nome popular da doença, nem do nome científico, que consegui resultado: foi seguindo de pista em pista, através de sites de “receitas naturais de combate às pragas”. A experiência, auspiciosa e até mesmo deslumbrante para uma curiosa botânica como eu, foi como o de alguém que procura uma única flor, e que acaba se deparando com um enorme jardim. Colecionando dezenas de fórmulas naturais para jardins e quintais, consegui descobrir como curar a minha jabuticabeira, e também muitas outras dicas, que passo a partilhar com vocês... Espero que possam fazer bom proveito!!!!

Ferrugem nas jabuticabeiras e outras frutíferas – Ferrugem é uma doença que ataca as jabuticabeiras, mas que foi originalmente observada em goiabeiras, e identificada em outras frutíferas, como as macieiras. Provocado pelo fungo Puccinia psidii wint, afeta folhas, botões, frutos e ramos, não só com manchas necróticas circulares, como por um pó amarelo vivo. Seu combate pode ser feito através da pulverização de calda bordalesa (cuja receita segue abaixo), ou no caso de grandes plantações, de produtos químicos à base de fungicidas cúpricos, mancozeb ou benomyl, produtos que só podem ser adquiridos com receituário apropriado.

Calda bordalesa: ingredientes para 10 litros – 100 gr de sulfato de cobre, 100 gramas de cal virgem e 10 litros de água; preparo: quatro horas antes ou no dia anterior, dissolver o sulfato de cobre préviamente amarrado num pano de algodão limpo, em um litro de água morna; pouco antes do preparo, colocar cal em recipiente de 10 litros, adicionando 9 litros de água aos poucos, até dissolver, e em seguida misturando a água do sulfato. Misturar bem. Para testar o PH, use uma faca de metal comum, bem limpa, mergulhando por três minutos na mistura. Se escurecer está ácida, e precisa mais cal. Se não sujar, a calda estará pronta para uso.

Pulverizar sobre as plantas, cuidando para usar botas, luvas e proteger o rosto contra a inalação do produto. Além da ferrugem, a calda bordalesa é eficiente no combate a quase todos os tipos de fungos, bactérias e outras pragas, tendo a vantagem, sobre as fórmulas químicas, do baixo custo e de não deixar resíduos tóxicos. Ela também contribui para o fortalecimento das folhagens, fornecendo nutrientes importantes como cálcio, cobre e enxofre. Substitui inseticidas e adubos artificiais.

Calda sulfocálcica – Muito eficiente no combate aos ácaros, é também opção contra a ferrugem. Para cada 100 gr da solução (que pode ser comprada em lojas de produtos agropecuários) a diluição é em 10 litros de água. Pulverizar a cada quinze dias, até obter resultado no controle do problema.

Calda de fumo e sabão de coco – Um rolo de fumo, 50gr de sabão de coco e um litro de água para a diluição. Deixe curtir por 24 horas, coe e adicione mais 5 litros de água, pulverizando em seguida em plantas infestadas por ácaros, lagartas e pulgões, repetindo a cada semana, ou sempre que necessário.

Emulsão de óleo – A mais eficiente fórmula de combate às cochonilhas é a emulsão de óleo, obtida através de 8 litros de óleo mineral, 1 kg de sabão comum e 2 litros de água, misturados e levados à ferver. O produto será uma pasta, que pode ser guardada, e na hora da aplicação, dissolvidos 50 gr da pasta em 3 litros de água morna, devendo ser aplicados com algodão ou pano limpo sobre as folhas infestadas.

Enfim, esse é só o primeiro capítulo. Minhas pesquisas botânicas sobre receitas naturais no combate às pragas de plantas renderam muito mais, o que vocês poderão conferir numa próxima postagem.

Por enquanto, vou deixando um grande abraço aos meus tão queridos e fieis leitores...

Célia Borges

92 comentários:

Unknown disse...

Célia,
Fico-lhe grata pela pesquisa e solidariedade em compartilhar com pessoas, como eu, que tenho uma jabuticabeira na sacada do meu apartamento, em Goiânia, e estava atrás de receitas para comabater fungos que nela apareceram.É meu xodó. Até a metade do ano passado não apresentava nenhum problema até que surgiram fungos brancos grudados no tronco, meio pastosos, e outros parecendo parafina, um pouco melosos e envolvendo os galhos mais finos. Como recebo muitos pássaros nela, acredito que tenham sido os transportadores.
Abraços,
Terezinha Godoy

Thata disse...

Oi Célia,
Realmente sua pesquisa irá ajudar a muitas jabuticabeiras! Temos três pés em nossa chácara e um na casa da minha avó com ferrugem!
Obrigada, agora podemos salvá-las!! rsrs
Abraços,

Unknown disse...

Célia

O que devo fazer para combater bichinhos pretos e manchas pretas e meladas que estão no meu pé de jabuticaba,ele está em vaso no terraco do meu apartamentio.
Agradeco se puder responder o mais rápido possível

Obrigado

Letícia S. disse...

Meu Deus, eu estou um bom tempo tentando achar uma solução p dois problemas aqui em casa!! como vivemos da venda de pequenas plantações, fiquei preocupada qdo vi a jabuticabeira e o cheiro verde c pinta amarelas!!!
Fiquei pesquisando até chegar nesse site, apesar de já ter achado a solução a sua foi bem mais detalhada e conclui que o que está causando doença nos dois é o mesmo fungo, um é Puccinia alli (cebolinha verde) e outro Puccinia Psidii (jabuticaba)... falarei para meu pai, e espero que voltem ano normal!!!
obrigada

Laerte Pupo disse...

Olá Célia, como você, tenho também duas jabuticabeiras no meu jardim que durante muitos anos nos deu muitas alegrias até aparecer esta famigerada ferrugem.
Já havia aplicado a calda bordalesa sem resultado. Mas pela sua experiência vou insistir mais.
Minha irmã, Fininha, mora em Resende, na Casa da lua. Meu cunhado,Marcio, acaba de se aposentar da Michelin. Estou sempre por lá.
Minha irmã gosta de artesanato e costuma participar das feiras de artesanato ai em Resende. Pode ser que vocês se conheçam.
Visite meu blog, onde só coloco fotos.
Não gosto de escrever muito pois a maioria não costuma ler grandes textos.

Unknown disse...

Célia ,obrigado pela dica e se puder me ajudar em relação a poda da maneira certa e o tipo de adubo que eu posso usar para melhorar o aspecto dessa linda árvore eu agradeço.

CÉLIA BORGES disse...

O Rico, meu último correspondente, esqueceu de informar o endereço para a resposta. Então, Rico, escreva outra vez e mande o endereço. Vou ter o maior prazer em te ajudar. Aliás, aproveito para agradecer a todos. Cada pergunta que me fazem, é mais um passo que procuro dar nas minhas pesquisas... gratíssima a todos vocês!!!!

Casarini disse...

Célia, parabens por sua paciencia.
Eu normalmente a perco em minhas pesquisas na net para estes assuntos. Estou tambem procurando informações para tirar mudas de um pé de cravo da India que tenho. Muitas pessoas me pedem mudas mas não sei como tirá-las...
Sua orientação vai ser muito util pois tenho duas jaboticabeira e uma cerejeira com ferrugem.
Bem , vou a busca e espero ter a sua paciencia para procurar mais algumas informações...
Mais uma vez Parabens!!
Carlos Casarini - Vinhedo-SP

Anônimo disse...

pela primeira vez tive meus 2 pes d jabuticabas todo infestado com ferrugem, tive a felicidade de achar neste site uma maneira barata e simples, já comprei o sulfato de cobre e cal. amanha memos vou fazer a limpeza dos pés e pulverizar,nao só nas jabuticabeiras como em todo pomar.OBRIGADA.

Líbero disse...

Parabéns, resolvi o problema aki em casa com a Calda sulfocálcica e os creditos são todos seus!!

Vitória disse...

Célia, adorei seu site e os resultados das pesquisas!
Obrigada mesmo, você me ajudou muito!
Abraços!

reginaldo giassi disse...

muito boa a sua dica!!

Anônimo disse...

já fiz minha pulverizaçao como no artigo contra ferrugem e pulgoes,agora é só esperar os resultados,adorei estas dicas, vou continuar pesquizando

Unknown disse...

oi célia,
estou no interior de Goiás, cidade de Jataí, gostei da sua dica sobre a ferrugem! Ainda não fiz a aplicação, mas será essa semana, pois me disseram, alguns agrônomos aqui da região, q eles não recomendavam aplicar no período de chuva, e aqui tem chovido quase todo dia. Será que isso procede, ou é apenas para me venderem um produto industrializado?
Grata por sua atenção!
Kátia

CÉLIA BORGES disse...

Ao meu leitor krafen2, que não mandou endereço para a resposta, o meu comentário é o seguinte: o único inconveniente de aplicar a calda bordalesa na época das chuvas, é que a chuva vai lavar mais rapidamente os resíduos da fórmula, e exigir mais aplicações para vc obter o resultado. Ainda assim, se a infestação não for tão radical, vai produzir resultados.

marcos lopes disse...

ola
gostaria que me ajudasse.
tenho um pé de jabuticaba em casa, ja produzindo, mas as formigase a ferrugem estao prejudicando ele.
vc pode me informar como acabar com essas pragas.

obrigado

meu email.
marcosjoslop@gmail.com

Mauricio disse...

Tudo bem Célia

Gostei muito do seu artigo, sobre o controle e receitas para evitar a ferrugem que ataca as jabuticabas e outras plantas frutíferas, eu tenho três pés de jabuticaba, embora pequenos, e ainda que nunca deram frutos, mas já sofrem com a doença ( praga ).
Um deles é enxertado nunca tinha visto antes, o pé tem entorno de um metro cheio de galhos e ramificações, já deu flor mas jabuticaba nada, acho que paguei muito caro pela pequena arvorezinha, afinal foi R$ 250,00 reais e agora ela esta doente e precisa ser tratada.
Vou seguir seu conselho e fazer a receita que você pesquisou, com tanta dedicação e trabalho, e por estes motivos venho lhe agradecer de coração pelas dicas que você nos proporcionou, meu muito obrigado.

José Mauricio
Mauricio.001@hotmail.com
Balneário Camboriú S.C

jú... disse...

Oi Célia, gostaria muito de te agradecer pela pesquisa que muito me ajudou. Mudei de casa recentemente, e para minha inexplicavel alegria havia uma jaboticabeira na horta, pórem seus frutos estão atacados pela ferrugem. Então mais do que depressa vim buscar informações para que pudesse obter soluções para o xodó da minha horta e achei vocẽ!!!! Me tire uma duvida a respeito da calda bordalesa, ela deve ser aplicada de quanto em quanto tempo? e é em toda a árvore, mesmo que esta esteja com frutos? e mesmo assim, com a pulverização podemos apreciá-los ou é necessário esperar algum tempo?
e-mail: djumorais@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Célia,
Muito obrigado pela dica. Hoje percebi que minha jaboticabeira está totalmente infectada de ferrugem.
Os galhos e as frutas estão cobertos de manchas e de um pó amarelo.
Amanhã mesmo vou preparar a calda e aplicar.
Valeu,
Antonio Augusto

Unknown disse...

Obrigado pela dica , pois estava muito preocupado com essa praga da ferrugem , apareceu do nada e derrepente , tomou conta da árvore ( jaboticabeira ) inteira , agora no mês de junho , não dará para colher nada , mas , com certesa em novembro sim !
Mais uma vez obrigado e espero ter conseguido por seu intermédio , a solução para esse problema.

Eder Garcia , Campinas SP.

Anônimo disse...

Oi Célia!
Muito obrigada por você ser tão generosa passando para todos suas descobertas. Eu já estou usando a espuma do sabão que sai da máquina de lavar nas minhas frutíferas com ferrugem e elas têm melhorado. Vou usar cal e fumo de rolo também. Prometo que mando notícias em breve. Obrigada! Araci Barreto

ROSIMEIRE SILVA FELIPETTO disse...

Oi Cielia,fico muito feliz por esta dica maravilhosa que vou passar na minha jaboticabeira que e meu xodó, faz tempo que este problema vem acontecendo, pos uma pessoa ja me passara um produto que queimou as frutas e não resolveu , espero que vc possa me responder se pode passar este produto c/FRUTA E FLORES,desde já muito obrigada.
Rosimeire.

Unknown disse...

Oi Célia,
A fórmula que vc ensinou é também eficiente em pé de café?
Obrigado e um abraço,
Miguel

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns Celia. Excelentew dica e muito funcional. Sempre morei no sitio e não conhecia a receita p/ ferrugem. Abraços e Deus te abençoe.

Magno

Ela disse...

Poxa, minha jabuticabeira está tão feinha.. acho que está com ferrugem. abraços, Ela

Sussu @rte Biscuit disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sussu @rte Biscuit disse...

Minha jaboticabeira está sofrendo com a ferrugem já peguei a receita pra fazer a pulverização, mas gostaria de saber se posso fazer nos frutos que a parte mais atingida da planta e se depois posso consumí-los. Muito obrigada.

Fellype disse...

Olá td bem Célia ?
O pá de jabuticaba aqui de casa a uns dois anos está vindo com os frutos com doença tipo uma brocaa, mas og eu estava catando uns frutos e vi uma largata minuscula verde eu queria saber qual o procedimento pra acabar com isso?
Acaba com 99% dos frutos
Muito obrigado
Fellype Albino
Agradeço pela atenção

Se for possiver me manda a resposta no email:
fefesaopaulino@hotmail.com

José Guilherme disse...

Célia,
Pelas descrições não consegui bem identificar qual o problema da minha Jabuticabeira. As folhas nascem em "lotes", lindas e saudáveis. E de repente começam a enrugar, como se algo sugasse sua seiva, e depois ficam com aparência de queimadas.
O que será que é isso?
Valeu!!!

CÉLIA BORGES disse...

Oi, José Guilherme, por favor me envie seu e.mail para uma resposta personalizada.
Grande abraço,

Anônimo disse...

Célia, gostaria de obter a mesma resposta do José Guilherme, pois o mesmoa contece na minha (que na realidade é um bonsai), mas que está totalmente sem folhas, elas nascem lindas e verde claro, em seguida ressecam e as pontas ficam negras e caem mortas e secas. Não sei o que pode ser. Tenho colocado adubo 10-10-10 conforme indicado, uma vez ao mês.
Obrigada
claudiacacf@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Célia,
Hoje estamos preparando a receita que vc ensinou. Mas estamos com uma dúvida... meu marido colocou o sulfato de cobre enrolado em um pano de algodão na água morna como vc explicou... a dúvida é a seguinte, o sulfato não dissolve? Pois ele ficou duro enrolado no pano...é assim mesmo? só usaremos o caldo? A outra dúvida é de quanto em quanto tempo devemos pulverizar? E também se pulveriza o caule próximo a terra ou somente as jabuticabas?
Grata pela sua atenção,
Abraços, Cristiane
Email: crisalves06@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Célia,

Obrigada por compartilhar sua receita.
Gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo aplicar a Calda bordalesa no meu pé de jabuticaba?
Tem que ser feito no pé inteiro (galhos, folha e fruto)? Os meus frutos ainda não maduraram, estão verdes mais já apresentam a ferrugem. Depois que aplicar a calda, os frutos que forem amadurecendo, já posso consumí-los? Se nao, esperar quanto tempo?

Se puder responder no meu email, agradeço: danielesilva2@hotmail.com

Abraços,
Daniele - Barra Mansa - RJ

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER O QUE FAÇO MINHA JABOTICABEIRA ESTÁ FICANDO C/ AS FOLHAS TODAS AMARELADAS COMEÇANDO DAS MAIS ALTAS NÃO SEI O MOTIVO GOSTARIA DE SOLUÇÕES DICAS ELA TEM MAIS DE TRINTA ANOS...

Anônimo disse...

ESQUECI DE ENVIAR MINHA ID ANDERSON.MMI@HOTMAIL.SOBRE CASO DE JABUTICABEIRA C/ FOLHAS AMARELADAS.

Anônimo disse...

(ANDERSON.MMI@HOTMAIL.COM)

Anônimo disse...

(ANDERSON.MMI@HOTMAIL.COM)

Heliane disse...

Olha Célia

Estou muito feliz poder me livrar da ferrugem,que bom que podemos contar com pessoas estudiosas e dispostas a ajudar.
Fico muita grata,pois nas ultimas florações já desde o início já apareciam as ferrugens.
Muito obrigada e até uma nova consulta.Deus te abençõe!

Wanderson disse...

Oi Célia
Muito boa sua pesquisa!
Tenho 3 pés em minha chacará e 2 deles estão carregados de flores mais já estão aparecendo bichinhos pretos nos frutos e ficando com ferrugem (amareladas). Será que consigo combater elas aplicando o quanto antes???

Aguardo um retorno.
Wanderson
(wlbertollo@hotmail.com)

celso n de oliviera disse...

Na última frutificação apareceu sobre os frutos aquela poeira amarelo-alaranjada,e os frutos pequenos amarelos e murchos.
Mas agora que tomei conhecimento da matéria sobre a jaboticabeira,então irei providenciar imediatamente a receita da "Calda bordalesa"
Obs; aquiem casa apreceu primeiro na goiabeira e agora....
Ela produziu por cinco anos consecutivos frutos de excelente qualidade.
Fico-lhe grato pela matéria.

Redação disse...

Olá, a dúvida é se apesar da ferrugem, as jaboticabas continuam comestíveis...aqui em casa, em Ipanema, zona sul de Porto Alegre, os frutos estão com ferrugem..mas deliciosos...

Anônimo disse...

Olá,

Tenho um pé de jabuticaba (bonsai) que está apresentando ressecamento das pontas e que
posteriormente se alastra para toda a folha.
Você tem idéia do que seja e qual tratamento
adequado?
Obrigado!

Marconi
mma083@hotmail.com

Anônimo disse...

posso colocar a Calda bordalesa em cima da jabuticaba e depois comer?

marnete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marnete disse...

Célia,minha jabuticabeira é meu xodó, mas na última florada seus frutos apresentaram bichinhos dentro, tipo lagartinha ou bigatos, ficam murchas ou furadas e não há como consumi-las.O que posso fazer para resolver esse problema? Obrigada, antecipadamente;

Simone disse...

Olá Célia,

Estou animada com a possibilidade de vc conseguir me ajudar. Meu bonsai estava perdendo muitas folhas, mas, apesar disso,várias outras verdinhas estavam ok. Hoje suspeitei de algumas coisinhas brancas que ficam no tronco, às vezes nos galhos. São pegajosas, moles, se desmancham quando a gente toca. Difícil de explicar, mas às vezes parecem teia de aranha de tão leves, só que bem branquinhos. Vc sabe se isso é uma praga, e se pode estar causando a queda nas folhas? Importante observar que ela parou de produzir há alguns meses, apesar de dar as flores. Obrigada! simone.ravazzolli@gmail.com

Alt disse...

Show de bola.

Esse site, em uma única e simples leitura, já foi adicionado como um dos meus favoritos. Amanhã mesmo vou preparar a solução para combate à ferrugem. Muito obrigado.

Junior

Anônimo disse...

Célia, muito obrigado pela dica.
Mas o mais legal para mim, foi descobrir que existe uma grande quantidade de pessoas que ADORAM suas jaboticabeiras. É só ver como elas são mencionadas: " meu xodò' etc.... Eu, como bom mineiro, curto muito a fruta e sofro cuidando das minhas jaboticabeiras. Só uma tem a ferrugem, que irei atacá-la com todas as forças agora. Mas qual a frequ~encia do tratamento? Há alguma época melhor? Entrada do inverno, no período de dormência?
Abraço a todos os que adoram esta fruta genuinamente Brasileira!
Mauricio

Anônimo disse...

Olá Célia... Há alguns dias notei que abelhas estavam "rodeando" meu único pé de Jabuticaba (tem até apelido, o Ticão). Estavam estragando os frutos e resolvi derrubar as que estavam "estouradas". Bom, depois de tomar umas picadas ao surpreender-me com uma caixa das criaturas, ateie fogo e dias depois, deparo-me com a tal ferrugem. Pesquisando, encontrei suas dicas. Vou fazer a bordolesa e depois te digo como foi. Todavia, obrigado. T +
Vittini - Umuarama - Pr.

Anônimo disse...

Respondendo a algumas perguntas que não foram respondidas:
1-Outras culturas em que a calda bordalesa controla a ferrugem: goiabeiras, jabuticabeiras, citros (tangerinas, laranjas e limões), em parreiras e cafeeiros.
2-Em que partes aplicar a calda? Todas exceto as flores, por isso a melhor época de aplicação é quando os frutinhos ainda estiverem miúdos (logo após a floração).
3- Posso consumir os frutos com calda bordalesa? Pode, mas aguarde uma semana após a aplicação.
4- Frutos atacados pela ferrugem podem ser aproveitados? Podem, mas lave-os bem para tirar a ferrugem que pode deixar um gosto amargo. A aparência dos frutos fica prejudicada e o desenvolvimento deles também, então dependendo do nível de ataque de ferrugem os frutos podem estragar antes de amadurecerem.
5- Como proteger minha plantinha nos meses de muita chuva? Para não perder o trabalho da pulverização existem produtos chamados "espalhantes adesivos" que são totalmente inofensivos e tem apenas a função de ajudar a espalhar e "colar" qualquer produto nas folhas e frutos, protegendo da lavagem das chuvas. Um produto atual e fácil de achar é o Break-Thru que é vendido sem a receita agronômica e pode ser misturado à calda na proporção de uma tampinha de refrigerante para cada 5 litros de calda pronta. Para os mais medrosos, outra forma de manter o produto aderido apesar das chuvas é adicionar gelatina sem sabor à mistura.
carioca@agronomo.eng.br

Anônimo disse...

Célia, comprei uma casa há um ano e meio e junto veio uma jabuticabeira que hoje é meu xodó, tanto porque adoro a fruta quanto porque aqui em Jacareí/SP, é difícil de achar a danada. Ano passado percebi que algumas frutas estavam cobertas pela ferrugem, mas não dei muita importância. Este ano o ataque foi mais brutal e vou seguir sua dica e pulverizar a bichinha com a calda bordalesa, pois as frutas de agora são temporãs (a carga vem mesmo daqui a uns 45 dias). Muito obrigado e depois conto o resultado. Ian Nassif

Anônimo disse...

Minhas jabuticabas estão ainda verdes mas envoltas com pequenos pontos pretos e não desenvolvem. Gostaria de uma receita para combater essa praga.
Obrigada
Marcia

Unknown disse...

Célia, fiz a aplicaçao, mas quando faço a repeticao. obrigada

Unknown disse...

Célia, Tenho o mesmo probrema com as minhas jabuticabeiras do quintal, estou tão empolgada que irei agora mesmo fazer a calda pra não perder tempo! Já estava sem esperança, Muito Obrigadaa!

Anônimo disse...

Olá Celia. Meu nome é Elaine, moro em SP. Eu tenho um mini pomar em vasos no meu quintal. Inclusive uma jabuticabeira. Ela deu a primeira safra e foi maravilhoso, minha filha de quase 2 anos ficou muito feliz em comer a jabuticaba colhida da pequena arvore . So que agora na segunda safra, quando os frutos começa a madurecer, amanhece tudo furado, ai perde. Estou muito chatiada, pois não vi e não sei que bichinho é esse.Por favor me ajuda a salvar minha jabuticaba. Desde ja agradeço.
Meu email: baldoinolane@hotmail.com

Quelzinha disse...

Bom dia Célia! Minha Jabuticabeira é de encherto e deu umas 5 flores, mas as folhas estão com as pontas queimadas, às vezes até metade da folha....assim que nascem as folhas novas já ficam queimadas....
Me ajude por favor!
raquelrennzo@hotmail.com
Cabo Frio - RJ

Unknown disse...

Olá Célia, o meu pé de Jabuticaba é pequenino, começou a dar frutos agora, mas as jabuticabas amadurecem e ficas murchos, seria essa receita pra resolver, onde comprar esses produtos ? grato Elizio.

Anônimo disse...

Bom dia Célia, o meu pé de Jabuticaba da muitos frutos durante o ano, e por ser pequeno fica cheio,mas de uns tempos pra ca, os furtos estao ficando cheio de furos assim que amadurece, e ficam muchas, pensei que poderia ser formiga, mas nao vejo nenhum formigueiro. tem algum remedio pra isso? de preferencia natural. obrigago. Fabiano - BH- MG

Meu e-mail e minasanuncios@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde Célia! Meus parabéns pelo belo trabalho. Eu comprei um pé de jabuticabeira, um de figo, um de acerola. Infelizmente os três estão feios. A acerola esta com um pó preto nas folhas, as folhas nascem verdes claras, ficam manchadas e enrugam. O pé de figo não tem nenhuma folha, cairam todas, e, é nessa época de inverno que dá figos, nem sinal. Meu pé de jabuticaba as com folhagem, ams todas as folhas nascem com as pontas pretas, queimadas, todas elas (folhas_ estão assim. Todos estão plantados em vasos grandes. Você pode me ajudar a identificar as doenças? Eu não sei identificá-las, já andei pesquisando para ver como é, para tratá-las. Preciso da sua ajuda! Muito obrigada!

Simone Reis
sireiss@hotmail.com - Praia Grande-SP

Odila Paz disse...


Célia,amei sua pesquisa e muito obrigada por compartilhar sua descoberta com outras pessoa,pois agora vou salvar minha querida jabuticabera.tudo de bom.fique com DEUS,É bom existir pessoas como voce.

Odila Paz disse...

Célia, amei seu estudo sobre a jabuticabeira, pois graças a você salvei minha plantinha. Ainda bem que existe pessoas como você que se preocupam com os outros. Muito obrigado por você existir, fique com DEUS.

Unknown disse...

agradeço por esclarecer minhas duvidas sobre a ferrugem da jabuticaba, pois minha vizinha tem um pé dessa planta. E ela sempre fala" o que eu faço com essa ferrugem Solange ". Prometi a ela que ia cuidar do assunto, eu vou cumprir com essas dicas que acabo de ler.

Unknown disse...

Oi Célia
Agradeço pela sua pesquisa, pois minha vizinha tem um pé de jabuticaba que sempre tem ferrugem, e ela sempre reclama para mim dizendo " Que o eu faço com essa ferrugem Solange " Então prometi para ela que iria procurar na Internet uma resporta, graças a vc encontrei

Unknown disse...

Oi Célia
Agradeço pela sua pesquisa, pois minha vizinha tem um pé de jabuticaba que sempre tem ferrugem, e ela sempre reclama para mim dizendo " Que o eu faço com essa ferrugem Solange " Então prometi para ela que iria procurar na Internet uma resporta, graças a vc encontrei

Unknown disse...

Oi Célia
Agradeço pela sua pesquisa, pois minha vizinha tem um pé de jabuticaba que sempre tem ferrugem, e ela sempre reclama para mim dizendo " Que o eu faço com essa ferrugem Solange " Então prometi para ela que iria procurar na Internet uma resporta, graças a vc encontrei

Unknown disse...

Oi Célia
Agradeço pela sua pesquisa, pois minha vizinha tem um pé de jabuticaba que sempre tem ferrugem, e ela sempre reclama para mim dizendo " Que o eu faço com essa ferrugem Solange " Então prometi para ela que iria procurar na Internet uma resporta, graças a vc encontrei

Unknown disse...

Oi Célia
Agradeço pela sua pesquisa, pois minha vizinha tem um pé de jabuticaba que sempre tem ferrugem, e ela sempre reclama para mim dizendo " Que o eu faço com essa ferrugem Solange " Então prometi para ela que iria procurar na Internet uma resporta, graças a vc encontrei

Unknown disse...

Oi Célia
Agradeço pela sua pesquisa, pois minha vizinha tem um pé de jabuticaba que sempre tem ferrugem, e ela sempre reclama para mim dizendo " Que o eu faço com essa ferrugem Solange " Então prometi para ela que iria procurar na Internet uma resporta, graças a vc encontrei

Unknown disse...

Oi Célia
Agradeço pela sua pesquisa, pois minha vizinha tem um pé de jabuticaba que sempre tem ferrugem, e ela sempre reclama para mim dizendo " Que o eu faço com essa ferrugem Solange " Então prometi para ela que iria procurar na Internet uma resporta, graças a vc encontrei

Anônimo disse...

Olá, sou muito grato a você pelas dicas. Fui a um local para comprar o cal e o sulfato de cobre para realizar a pulverização no meu pé de jabuticaba. Mas, após esta aplicação pode-se comer o fruto depois?
As atitudes das pessoas é que as classificam-nas! A sua classificação é simplesmente de uma pessoa MARAVILHOSA ! Obrigado Célia!

Anônimo disse...

bom dia, vou tentar em casa tenho 4 pés, embora não goste da fruta, gosto de deixar tudo bem bonito, isso pode ser usado para parreiras de uvas?

Anderson Alves Sete Lagoas MG disse...

Olá Célia,recentemente perdi um pé de jabuticaba em meu quintal por causa da ferrugem,adquiri outro porem hibrida,notei que suas folhas estão amarelando,vc acha que devo aplicar a calda bordaleza? Por favor me ajude,Obrigado!

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber de depois de fazer a calda bordalesa tem algum problema consumir os frutos ??
Quanto tempo devo esperar ?
por favor envie a resposta, obrigado geilzapmachado26@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber de depois de fazer a calda bordalesa tem algum problema consumir os frutos ??
Quanto tempo devo esperar ?
por favor envie a resposta, obrigado geilzapmachado26@hotmail.com

Carmen disse...

Boa tarde Célia
Meu nome é Carmen, tenho uma Jaboticabeira que deve ter 13 anos mais ou menos.
Sempre deu muitos frutos, cerca de 1 ano atrás, fiz uma reforma em casa e tive que transplanta-la, deu certo porque depois ela teve uma grande floreada e muitos frutos.
Há uns 2 meses ela começou a cair suas folhas e os frutos que nasciam logo ficavam secos.
As folhas nascem mas logo ficam amareladas e secam.
Sei que ela não morreu, pois tem galhos verdes nascendo.
Vc saberia me dizer o que fazer?
Meu email: sburatto@uol.com.br

Anônimo disse...

Calda bordalesa serve para todas frutiferas?
Rodrigomelfi@ig.com.br

Maria Judá disse...

Olá Célia,
Temos uma jabuticabeira aqui no escritório, nossa fofinha.
Como você amo plantas e animais e pesquisar.
Estamos indo comprar produtos para cuidar da nossa preciosa amiga.
Obrigada
Felicidades!!

Maria Judá

Anônimo disse...

Oi Célia,

Estou tendo sérios problemas com meu pé de Jabuticaba.As abelhas atacam os frutos perfurando os mesmo.
Preciso de alguma dica para combater isso por favor.
tchelo_ro@hotmail.com

Anônimo disse...

Meu nome é Edson Soares da Rocha e meu e-mail é edson.rocha@cesp.com.br. Sou de São Paulo - Capital.
Tive contato hoje 13/10/2014 com o seu blog e achei louvável sua iniciativa: Parabéns!
A minha questão é:
A uns 5 meses comprei um pé de jabuticaba hibrida e a informação que obtive é que já estava produzindo. O vendedor apenas observou que ela estava com as folhinhas todas furadas mas que já havia sido tratada e que era só deixar tomar bastante sol, regar diariamente, me vendeu inclusive terra adubada para o plantio. Na primeira florado o pé se encheu de jabuticabinhas verdes. Essas jabuticabas não foram adiante e um dia percebi que todas caíram só sobrando 2 que chegaram a amadurecer, mas muito minguadinhas.
Atualmente nem chega a dar frutas, já cai na fase de brotinho. Como devo proceder. Será que o rapaz que me vendeu conseguiu mesmo curá-la. Já voltei lá diversas vezes mas não conseguem me dar a solução. Obrigado antecipadamente. Prazer em conhece-la.
Em tempo:
Ainda apresenta folhas com furos.
Está plantada em um vaso na varanda da casa.

Junior disse...

Muito obrigada por sua ajuda, estava procurando uma solução para minha goiabeira e encontrei solução para todas as minhas arvores frutiferas e não frutiferas, voce foi um anjo que caiu do céu pra mim, Deus te abençoe sempre, e não deixe de postar porque são muito ricos seus comentarios,forte abraço.

Mariana Botelho disse...

Parabens, me ajudara muito com minhas arvores frutiferas continue no ajudando.

Unknown disse...

OLá boa tarde, é o Franco, asilveirafranco2012@gmail.com O que devo fazer para combater bichinhos pretos e manchas pretas e meladas que estão no meu pé de jabuticaba,ele está em vaso no terraco do meu apartamentio.
Agradeco, se puder responder o mais rápido possível. Obrigado.

Unknown disse...

Boa Tarde, Célia! Só gostaria de saber se para a aplicação no pé de jabuticaba para tirar a ferrugem tenho que limpar o pé tirando todas as frutinhas contaminadas? Se puder me responder fico grata!
cristomazelli@gmail.com

Obrigada!

Unknown disse...

Boa tarde Célia!
Fico agradecida pela ajuda. Não sabia mais o que fazer para acabar com a ferrugem da jabuticabeira. Achei que fosse enfraquecimento da mesma por produzir até oito vezes ao ano.
Depois da pulverização pode ser aproveitadas as frutas?
Se puder responder fico grata. luma.pdv@gmail.com

Atenciosamente, Lourdes Maria

Vick disse...

Muito Obrigada por compartilhar conosco suas pesquisas!
Minha jabuticabeira apresentou ferrugem tbm depois que transplantei e coloquei no sol.
Por acaso sou de Resende tbm! Abçs.

Washington disse...

Excelente postagem, Célia.Comprei uma jabuticabeira híbrida já com alguns frutos. Ocorre que está florindo e assim que os frutos nascem, eles caem. Notei que existem algumas folhas cortadas. Qual a sua orientação? washingtonfialho@yahoo.com.br

Unknown disse...

Oiie Célia, minha mãe tem uma Jabuticabeira e está ficando cheia desse ferrugem !! Ela está cheia de florzinhas e começando a dar jabuticaba, posso pulveriza-la assim mesmo?? E quanto a poda quando e como devo fazer?? Desde jah agradeço !! beijos
Meu email para contato é damianadasilveira@gmail.com

Anônimo disse...

Muito bom!

mirna disse...

Boa tarde, nossa jabuticabeira está com o tronco escurecido e a última safra os frutos secaram sem q o colhecemos. E o pé está infestado de uma minúscula formiga. A calda bordalesa pode resolver? obrigada

Silvia disse...

Boa tarde!

A minha jabuticabeira está com o tronco escurecido e rugoso (não lisinho). O que você acha que pode ser? Como tratar?

New disse...

Boa noite!

Meu pé de jabuticaba também está com ferrugem nas frutas.Gostaria de saber se aplicando a calda de fumo de rolo com sabão nos frutos verdes, depois de maduro pode comer ?

Agradeço desde já sua resposta.
Meu email é vendoimovel1950@gmail.com


Meu nome é Madalena