10 de fevereiro de 2009

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE – Exposição “Desperdício. Não!” chega à Itatiaia




O Projeto Despedício Zero, evento itinerante do circuito das Agulhas Negras, dedicado ao incentivo à reciclagem, abre na próxima sexta-feira, dia 13 de fevereiro, a exposição “Despedício. Não!” no Colégio Municipal Ana Elisa Gregori, em Itatiaia.
A mostra, realizada com apoio da Prefeitura do município, através do Departamento de Cultura, contará com a participação de cerca de 30 expositores, entre artistas, artesãos e instituições, e ficará aberta ao público de 14 de fevereiro à 14 de março, das 8 às 17 horas. Além da exibição dos trabalhos, serão oferecidas oficinas aos visitantes, voltadas para a divulgação de técnicas de reciclagem.
O projeto foi iniciado há cerca de um ano, com uma exposição na Câmara Municipal de Resende, e desde então vem percorrendo a região, e dessa forma conquistando cada vez mais adeptos. A atual mostra reúne trabalhos produzidos em Quatis e Porto Real, além de Resende e Itatiaia.
O maior contingente de expositores é de Resende, com quinze participantes: Fernando Fleury, João Sabóia, Wendell Amorim, Katia Kirino, Laurens, Nádia Nelson, Paulo Cavalcanti, Pedro Kaleo, Samuel Costa, Tatiana Ratinetz, Tiago Gomes, Wilson Anastácio, Marcius Lima (in memoriam) e a idealizadora do projeto, Fátima Porto.
Quatis estará representado pelo projeto da prefeitura Recicla Quatis, e os artistas Arcanjo, Cazoba, Elizabeth, Edna e Marize. Porto Real terá Wagner Moura e Yone e sua turma. Itatiaia terá oito expositores, sendo quatro da região de Visconde de Mauá – Regina Sampaio, Maurício Mr. Papel, Liria Mariana e Vig e sua turma – e outros quatro de Penedo – Carmem Gardon, Luigi, a instituição Arcanjo Gabriel, e Kalimba, Escola de Percussão, que apresentará instrumentos musicais feitos com material reciclável.
Segundo a idealizadora do projeto e artista plástica Fátima Porto, a realização dessa exposição contou também com o indispensável apoio da diretora do Colégio Municipal Ana Elisa Gregori, professora Cláudia Hartung, que está convidando os demais colégios para visitação e oficinas. O projeto conta também com a parceria da oscip Alecrim Cultura e Saúde.
Célia Borges

2 comentários:

Priscilla Paggiaro Gutierrez disse...

Oi Célia, não poderei conferir essa... Se fizer fotos, me envie ok? Espero que esteja indo tudo bem no novo trabalho! Grande abraço!

Henrique Castro disse...

O distrito de Penedo está urgentemente precisando de conscientização ecológica de seus moradores. Há verdadeiros lixões no meio da rua, prejudicando não só o meio ambiente como o turismo local.
Espero que a prefeitura em parceria com as ONGs locais promovam ações de educação ambiental para reverter este quadro.