13 de fevereiro de 2009

ACADEMIA RESENDENSE DE HISTÓRIA EMPOSSA O PROF. JULIO FIDELIS




A Academia Resendense de História vai dar posse hoje, 14 de fevereiro, às 19 horas, em sua sede na Fazenda do Castelo, ao professor Júlio César Fidelis, que assume a cadeira n0 8, ocupada anteriormente pelo também professor Nei Paulo Panizzuti, e cujo patrono é o Marechal José Pessoa.
Economista e mestre em História Social, Julio Fidelis será saudado pelo acadêmico Antonio Carlos Esteves, vice-presidente da Associação Educacional Dom Bosco – AEDB – onde o professor formou-se em Economia, fez pós-graduação em Engenharia Econômica, e onde é professor há 20 anos.
Além de lecionar quatro disciplinas no curso de Economia – História Econômica Geral, Formação Econômica do Brasil, História do Pensamento Econômico e Desenvolvimento Econômico e Social – Júlio Fidelis é também o coordenador do setor de Relações Públicas da AEDB.
O novo acadêmico fez mestrado na Universidade Severino Sombra, em Vassouras, onde defendeu tese sobre “Pequenos e médios proprietários: relações de poder em uma economia latifundiária – Resende século XIX”, e cita o livro da presidente da ARDHIS, Maria Celina Whately – O Café em Resende do Século XIX como importante fonte de consulta: “... foi o primeiro a citar Resende como núcleo dispersor da cultura cafeeira”, revela ele.
A ARDHIS – Academia Resendense de História – foi fundada há 17 anos pelo historiador e militar Cel. Cláudio Moreira Bento, e tem 35 cadeiras imortalizando figuras expoentes da história de Resende. É presidida atualmente por Maria Celina Whately, e tem como vice-presidente Maria Cristina Godoy, que acumula também dos cargos de secretária e tesoureira.
Célia Borges

Nenhum comentário: