11 de abril de 2009

MEIO AMBIENTE – A saúde do beija-flor


Recebi essa mensagem de fonte confiável, através da internet, e repasso por considerar o assunto relevante, para quem se preocupa com a fauna, a flora e a preservação da natureza. Biólogos avisam sobre a saúde do beija-flor, e quase ninguém sabe disso. Muitas vezes, com a melhor das intenções, tomamos atitudes que mais prejudicam do que ajudam. Por isso, segue a mensagem:
A foto anexa foi tirada no Parque das Águas, em São Lourenço, MG.
Por favor, leia com atenção, e divulgue de acordo com a sua consciência:
A SAÚDE DO BEIJA-FLOR
É comum, quando gostamos de pássaros, especialmente beija-flores, colocarmos-lhes água com açúcar nos bebedouros. Entretanto, saibam que isso mata o bichinho.
Deixem-me explicar melhor: o açúcar, em contato com a água, traz doença semelhante ao câncer, no biquinho do beija-flor. O mais indicado é comprar produtos apropriados, que já vem adoçados sem a adição de açúcar, garantindo dessa forma a saúde dessas tão lindas aves. Esses produtos custam pouco mais de R$ 6 reais, e podem durar até um mês, dependendo da quantidade de bebedouros que se tiver. Além do mais, você pode deixar a solução por até cinco dias, sem problemas, enquanto a água com açúcar precisa ser trocada diáriamente. Os bebedouros também precisam ser limpos e diáriamente, para não colocar em risco a saúde dos beija-flores.
Poucos sabem disso... por isso aconselho que estudem e pesquisem mais, para que possamos agir conscientemente em benefício da natureza, em todas as suas variadas formas. Essa mensagem segue com um carinho especial àquelas pessoas que, como eu, tanto apreciam e gostariam de ajudar aos beija-flores. Até porque seria muito triste saber que as pessoas que mais gostam de cuidar deles, podem ser, inadvertidamente, aquelas que vão acabar contribuindo para adoece-los.

2 comentários:

Anônimo disse...

esse texto e a foto são do flickr.

Franklin Guanabarino e Venício Foresti disse...

Olá, Célia!
Gostei muitíssimo do seu blog. É bem completo, muito informativo, claro e objetivo . Como tudo que você faz, com muita dedicação e sinceridade! Parabéns!
Vamos lutar para acabar com o foguetório em Penedo ?!? Olha que vem ai a Copa do Mundo e a barulhada é uma verdadeira guerra para a sensibilidade dos nossos bichinhos!... E depois ainda temos as festas juninas. Um horror!!!
Gostariamos de convidá-la para almoçar conosco numa quinta ou sexta, para falarmos de assuntos de interesse de Penedo. Vamos combinar?