11 de abril de 2009

PAISAGISMO E JARDINAGEM – Os cuidados na escolha de árvores para calçadas


A arborização urbana é uma ciência, desdobramento do urbanismo, que por sua vez é ensinado nas faculdades de arquitetura. Mas se para construir uma casa é necessário um projeto arquitetônico, o planejamento das calçadas e a arborização das ruas é frequentemente relegado à categoria de “palpite”, e cada um vai plantando o que quer e o que gosta, sem saber dos riscos que as eventuais escolhas erradas podem trazer, tanto para as vias públicas quanto para as próprias residências.
Se o assunto é plantar árvores em calçadas, é importante que se saiba que não é adequando plantar qualquer espécie, em qualquer lugar. É preciso levar em consideração um grande número de fatores, sendo que o primeiro deles diz respeito às proporções do local, com relação à expectativa de crescimento da árvore a ser plantada.
Árvores de grande porte exigem muito espaço, e precisam ser plantadas de acordo com uma expectativa de crescimento de pelo menos 15 a 20 anos. Algumas espécies exigem espaço amplo também sob a terra, para crescimento das raízes, com o risco de afetarem muros, calçamentos, paredes da casa e a própria área de circulação da rua, se seu plantio não for devidamente planejado.
Além do aspecto estético, que é o que geralmente nos mobiliza prioritariamente na hora de escolher as árvores de nossas calçadas, é aconselhável conhecer as características da planta, com relação ao crescimento das raízes, troncos e copas, a produção de resíduos – há espécies que sujam muito as ruas, pela queda constante das folhas – e até pelas exigências de podas, porque muitas dependem de cuidados e manutenção constante, para que cresçam de acordo com o que se espera delas.
A escolha da árvore na calçada vai afetar, por exemplo, a rede elétrica, motivo pelo qual não se deve plantar árvores muito copadas e altas nas calçadas, do lado da rua em que existem postes e fios. A altura e densidade das copas também afetam a circulação de veículos, e dependendo da largura da rua, podem dificultar ou impedir o trânsito de caminhões, inclusive os de serviços públicos, que podem ser indispensáveis ao atendimento da comunidade em torno.
Outros cuidados dizem respeito às necessidades das próprias espécies, como o clima, a quantidade de sol e de umidade, e o tipo de solo, que são fatores que precisam ser respeitados, se o que se quer é uma planta plena e saudável. As trapadeiras, por exemplo, precisam de algum local para se apoiar, com o risco de crescerem demais e despencarem. Já as amendoeiras, tão comuns nas ruas de tantas cidades pelo país afora, precisam de poda dos galhos superiores e inferiores, para tomarem o formato copado que as fazem tão bonitas. Várias outras espécies exigem a correção das copas, para que se lhes possam dar os formatos mais indicados, não apenas no aspecto do paisagismo, também para manter a saúde e funcionalidade.
Uma escolha definitivamente contra-indicada pela arborização urbana é o plantio de árvores frutíferas nas vias públicas, como forma de evitar acidentes. São tantos os riscos que é impossível enumera-los nesse texto – podemos voltar a ele posteriormente – mas uma imagem que me ocorre é a de uma jaca despencando na cabeça de um transeunte. E isso não é piada, pois morei recentemente numa rua em Resende, onde havia pelos menos duas jaqueiras enormes, plantadas e dando frutas na calçada..
Outras espécies definitivamente contra-indicadas são aquelas que produzam flores, folhas ou frutos venenosos. Um dos exemplos mais típicos entre os tão frequentemente encontrados nas nossas vias públicas são as espirradeiras (nerium oleander e nerium oleander álbum), de grande apelo estético e muito usadas justamente porque adaptadas em calçadas estreitas, mas também comuns em maciços de praças públicas, mas cujas flores possuem forte efeito tóxico, havendo casos graves de intoxicação em crianças e animais.
Qualquer plantio em via pública implica em responsabilidade civil, embora essa raramente seja cobrada e fiscalizada. Os cuidados necessários ficam, portanto, mercê da consciência de cada um. Mas nunca é demais que sejamos conscienciosos e tomemos os cuidados necessários, porque aquilo que é publico também pode nos afetar. Usar algumas horas para estudar e mergulhar no mundo das plantas, descobrindo as espécies adequadas às nossas necessidades, também pode se transformar num grande prazer.
Célia Borges

2 comentários:

Jorge Luis Nogueira disse...

Muito interessante e esclarecedora essa matéria. Minha calçada fica sob os fios de alta tensão, assim sendo plantei um hibisco cor de rosa , que me dá muita alegria pois floresce muito e o ano inteiro e suas flores são bem grandes e vistosas,além disso de suas flores se pode fazer um chá (nunca tomei mas dizem que é bom e é muito popular na egito) e também na falta de graxa basta esfregar as flores no sapato que eles ficam lindos e lustrosos como se fossem novos(daí ser conhecida em alguns lugares como graxeira), também tenho uma linda roseira de santa Terezinha essa então quando está totalmente florida é um show, ambas são resistentes e não requerem maiores cuidados.

Jenny Faulstich disse...

Hehehe, lembro da jaqueira da qual a amiga Célia se refere, e seria cômico se não fosse trágico imaginar a cena citada...
Abrçs,
Jenny Faulstich