18 de março de 2010

ACADEMIA ITATIAIENSE DE HISTÓRIA EMPOSSA IGOLD KNOCH




A Academia Itatiaiense de História estará promovendo no sábado, dia 31 de março, Sessão Solene, em que será empossado o novo Sócio Acadêmico Igold Knoch, um dos mais dedicados colecionadores de fotos, mapas e documentos sobre o Núcleo Colonial do Itatiaia e do Parque Nacional.
O evento será realizado no plenário da Câmara Municipal de Itatiaia, na Avenida dos Expedicionários, com início às 15 horas. O novo acadêmico será saudado pela Secretária Geral da Associação dos Amigos do Itatiaia, Maria Teresa de Mehr, e em seguida fará seu discurso de posse, em homenagem ao patrono da Cadeira 34, que passará a ocupar, Josef Simon.
Igold Knoch nasceu em Indaial, Santa Catarina, em 07/10/1934, e neto de alemães, freqüentou a escola alemã local até 1945, quando esta foi fechada em conseqüência da II Guerra. Foi então para São Paulo, onde estudou, e em 1951, formou-se como Técnico em Telecomunicações. Começou a trabalhar para a TV Tupi, e daí partiu para o interior, para instalar a rede de televisão pelo país afora.
Numa dessas viagens, veio à Itatiaia em missão técnica, onde conheceu Josef Simon e sua filha norma, com que veio a casar-se. Interessado na história e na natureza local, sua casa tornou-se um verdadeiro ponto de encontro de intelectuais – jornalistas, artistas e pesquisadores – com quem partilha tesouros fotográficos e conhecimentos.
A solenidade terá como Mestre de Cerimônias esta jornalista, Célia Borges, com assessoria da jornalista Anamaria Dile Medeiros e Albuquerque, e será presidida pela presidente da Academia, professora Alda Bernardes de Faria e Silva, apoiada pelo Diretor Secretário Carlos Lima da Silva e pela Secretária Suplente Lilian Pereira da Silva Flóres. Estão convidadas as principais autoridades do município.
Além da posse de Igold Knoch, a sessão terá a apresentação de várias comunicações, pelos Sócios Acadêmicos Célia Borges, Ednamara Gouvêa, e ainda sobre atividades do Presidente Emérito Cel. Cláudio Moreira Bento e o lançamento do livro Filosofia para Educadores, do Acadêmico e professor Marcos Cotrim de Barcellos.
Célia Borges

2 comentários:

María Teresa disse...

Célia, quero te parabenizar pela matéria e parabenizar a Academia Itatiaiense de História pela iniciativa de nomear Josef Simon como patrono. A história de Itatiaia e a história dos imigrantes europeus que, como o Josef Simon, vieram ao Núcleo Colonial Itatiaya estão intimamente ligadas. É importante manter viva a memória de cem anos de interação entre o homem e a natureza, entre o europeu e o brasileiro trabalhando ombro a ombro arduamente, mas com enorme respeito e admiração pelo ambiente que os rodeia e lhes dá sustento e moradia. É muito importante redescobrir as tradições legadas pelos colonos do Núcleo Colonial Itatiaya através do gosto pela natureza, do amor pela música, à poesia e as artes plásticas, da culinária e a hospitalidade, com a intenção de mantermos a história viva e criar caminhos para a manutenção de nossa riqueza cultural.

Walter Frade disse...

Igold Knoch foi meu contemporaneo an Escola Técnica "Getulio Vargas" que neste ano de 2011 está completando 100 anos da implantação do ensino técnico se não no Brasil pelo menos no Estado de São Paulo.
Por ésta, quero parabeniza-lo por mais este laureu que sempre será muito merecido!
Walter Frade
walter.frade@bol.com.br