25 de abril de 2010

PAISAGISMO E JARDINAGEM – Clima seco exige cuidados especiais com plantas de vasos e canteiros


As mudanças climáticas que temos observado, com fases de chuvas excessivas alternadas com períodos de seca, exigem de nós atenções especiais com as plantas de vasos e canteiros, onde a umidade precisa ser controlada para lhes garantir a sobrevivência. Nas últimas semanas enfrentamos períodos de pouca umidade do ar – quando o normal é 60%, temos tido nas grandes cidades, como Rio e São Paulo, índices menos do que 30% - que afeta nossa saúde e também as necessidades dos vegetais.
Nessa época do ano, meados do outono, já é normal reduzir-se a freqüência das regas, pois que o clima geralmente mais frio reduz a evaporação. Mas, se a temperatura permanece alta como agora, e a unidade relativa do ar em índices tão baixos, é preciso que adaptemos nossos conceitos, para oferecer às plantas aquilo que elas precisam: água, muita água, e na medida do que for necessário, e que só pode ser medido pela observação.
As regas de outono costumam ser satisfatórias numa freqüência de duas à três vezes por semana, mas nas atuais circunstâncias, essa quantidade deve ser aumentada para dia sim dia não, dependendo da planta e do tamanho da vaso. Recipientes menos – vasos, jardineiras ou canteiros – tendem a perder a umidade mais rapidamente, daí a necessidade de maior freqüência nas regas durante os períodos de clima seco. As chuvas, mesmo que não caiam diretamente sobre as plantas, umidecem o ar, reduzindo a necessidade das regas.
As plantas mais exigentes com a água são aquelas que precisam mais atenção nessas circunstâncias, devendo-se sempre estar atento às condições de umidade nos vasos. Como manter os pratinhos cheios de água pode atrair insetos e promover a multiplicação de mosquitos como o da dengue, o ideal é colocar pedriscos nos espaços vazios, e só então encher de água, o que ajuda a manter a umidade de forma saudável.
Outro recurso para manter a umidade é cobrir os espaços vazios de vasos e canteiros com alguns tipos de cobertura, como casca de pinus, palha de arroz ou milho, argila expandida ou outros materiais, como pedriscos coloridos, inclusive alguns muito decorativos. Cobrindo-se os espaços de terra dessa maneira, também contribuímos para manter a umidade por mais tempo.
Vivemos num tempo em que os ciclos climáticos estão em transformação, então é recomendável que consultemos os manuais de paisagismo e jardinagem, mas dando desconto sobre as situações que podemos observar, diariamente em nossos próprios jardins e quintais. As orientações que eles trazem podem ser válidas, mas nada vai substituir a sensibilidade de cada um, ao cuidar de suas plantas.
Célia Borges

Nenhum comentário: