25 de abril de 2010

PAISGISMO E JARDINAGEM – Flor de maio, a estrela do outono


Entre as florações de outono, uma das que merece mais destaque entre nós é a Flor de Maio. Essa cactácea típica da Mata Atlântica da região sudeste do Brasil, é uma das poucas floradas de outono nativa do nosso país. E há poucas que se comparem a ela em exuberância, abundância e colorido.
A principal característica dessa magnífica espécie, Schlumbergera truncata, são justamente as suas exóticas flores, que podem atingir até 10 cm, numa variedade de cores que vai do branco ao vermelho intenso, passando por uma infinidade de tons amarelados, róseos, e algumas com encantadoras misturas dessas cores.
Planta de sombra ou meia sombra, a Flor de Maio pode ser cultivada em vasos, jardineiras suspensas, em placas de xaxim ou fibra de coco, ou ainda, por ser uma epífita como as orquídeas, em troncos de árvores e arbustos. Suas folhas, que são uma sequencia de artículos suculentos, achatados, pendentes e sem espinhos, podem atingir até 60 cm. As flores nascem nas extremidades de cada folha, voltadas para cima, como um chuveiro de pétalas coloridas.
O efeito de uma Flor de Maio florida é de rara beleza. A florada começa no início de maio, o que lhe deu o nome popular, mas pode se estender até o final de julho, e agora, com as mudanças climáticas, mantendo-se ocasionalmente até meados de agosto. Para manter-se saudável durante todo o ano, a planta precisa de terra rica em matéria orgânica, mas permeável (20% de areia de rio ou material semelhante na mistura de terra) e exigindo umidade constante, mas jamais excessiva, para não apodrecer as raízes.
A Flor de Maio também tem um atrativo adicional, que é a de ser muito procurada pelos beija-flores. Outra característica dessa planta é a facilidade de reprodução, bastando, depois da florada, que sejam retiradas de cada galho, os três artículos finais, espetando-se a extremidade interna na terra. Em algumas semanas dá-se o enraizamento, podendo ser a mudinha transplantada para outro local. Com tratamento adequado, a planta pode estar pronta para florir na próxima estação. Mesmo nos intervalos entre as florações, a Flor de Maio oferece uma folhagem interessante, adequada à decoração dos mais variados ambientes.
Célia Borges

Nenhum comentário: