9 de maio de 2010

AUMENTO DO IPTU DE ITATIAIA - Nesta segunda, ás 9h, população de Itatiaia faz manifesto em frente à Prefeitura



Os aumentos impostos à população de Itatiaia nos carnês do IPTU desse ano, estão causando grande insatisfação, e começam a provocar algumas mobilizações de grupos de moradores. Nesta segunda, às 9 horas da manhã, está programada uma manifestação na Praça Mariana da Rocha Leão, em frente á sede da prefeitura, reunindo a população do Centro e dos bairros vizinhos, além de quem mais queira participar.
Na quinta-feira, dia 6 de maio, mais de 50 moradores de Penedo reuniram-se no Clube Finlândia, para discutir com advogados as medidas cabíveis para reverter tais aumentos, que em alguns casos chegam a mais de 1.000%. A maioria dos aumentos está na faixa de 100%, mas algumas propriedades estão sendo alvo de cobranças bem maiores.
Em todos os bairros de Itatiaia, moradores que já receberam seus carnês do IPTU de 2010 estão considerando os valores das cobranças exorbitantes. No caso dos moradores do Penedo que participaram da reunião da quinta-feira, a decisão foi que cada um entrará individualmente com pedido de revisão na Secretaria Municipal de Finanças, e ficará aguardando decisão antes de pagar o imposto. No caso da decisão ser negada, eles poderão entrar na justiça, de forma individual ou coletiva.
Os moradores do centro do município, que não tiveram orientação jurídica, estão se mobilizando na perspectiva de uma revisão de todos os carnês, e cobrando justificativas para os critérios desse aumento. Nessa região, os novos valores ficaram em média 50% mais altos que no ano anterior, mas com grande impacto na população por atingir justamente a população mais pobre.
Célia Borges

5 comentários:

Unknown disse...

É...há mais coisas entre o céu (Poder) e a terra (Povo) do que possa imaginar a nossa vã filosofia. Eu já havia dito isto antes, mas o povo deveria ter mais consciência da sua força e tomar atitudes mais firmes.

Anônimo disse...

Eu continuo perguntando,que parâmetro foi usado para esse aumento que está na casa dos 173%?Qual foi o salário de trabalhador que sofreu esse reajuste? Que eu tenha conhecimento,só os políticos,que aumentam seus salérios a bel prazer...Moro em uma cidade que não comporta esse aumento!É irreal. O que a cidade oferece a população? Não tenho rede de esgoto sanitário,nem água tratada,minha rua tem iluminação precária,etc...Quero pagar o justo!E o justo não é esse valor. Conheço muito bem os meus direitos,e nada vai me convecer,que essa cobrança é a correta.Conclamo a população a não efetuar o pagamento,entrar com pedido de revisão,procurem um advogado que entendam de DIREITO IMOBILIÁRIO,como eu o fiz...Não aceitem imposições. Não se deixem convencer que eles estão certos,e nós errados.O tempo de abaixar a cabeça,já vai longe, questionem,cobrem,isso é ter consciência e cidadania.

mary stela disse...

concordo com a "anonima" em gênero,número e grau...Nada justifica o acharque que a prefeitura quer fazer no bolso dos munícipes!E não venham dizer pra nós que "NÃO HOUVE AUMENTO DE VALORES DO IPTU"'durante dez anos como foi dito na última reunião que teve na camara,porque como foi provado por uma pessoa presente ,o iptu aumentou nesse período quase 200%!!!!!!!.E o edital 12? porquê nada foi feito pelo atual governo?Vamos ter que sofrer mais esse acharque também?????

walewska disse...

´´E revoltante,ir a uma reunião para resolver assunto pertinente a cobrança de IPTU,achando que as pessoas responsáveis em dar esclarecimentos,resolveriam as questões,e o que se observa são as divagações...Creio eu que ali estavam contribuintes,imbuídos do sentimentos de indignação,por se sentirem mais uma vez lezados em seus direitos, direito este de pagar o imposto justo. É vergonhoso participar de reunião para esclarecer e justificar a cobrança abusiva, quando a justificativa, gira em torno de:"Se sua casa tem azulejo até o teto,se a tinta que vc usa é de boa qualidade, se a cozinha de sua casa também é azulejada até o teto." Pasmem contribuintes...Isso justifica os aumentos! É ridículo ouvir esse absurdo! Eu repudio esse argumento!Me deixa envergonhada...Será que é por isso que a maioria das residências nesta cidade,não são bem acabadas? Estão por terminar? Não são sequer emboçadas...Essa lei que infelizmante foi aprovada pelos vereadores incentiva a população a não cuidar do imóvel,já que isso aumentará o IPTU! ESPERO QUE VOCES, GESTORES,REVEJAM ESSA POSIÇÃO!Isso demostraria bom senso e justiça!

Anônimo disse...

Eu tambem vivo me perguntando, porque apesar de sabermos que os politicos atuais não conseguem resolver nossos problemas, continuamos a coloca-los lá? Porque ouvimos falar da lei de responsabilidade fiscal e não combramos deles? Porque sabemos que nosso hospital precisa de bons profissionais e não fazemos nada? Porque sabemos que nossas escolas precisam de profissionais e não cobramos, Porque permitimos que o IPTU seja aumentado a bel prazer e não fazemos nada? Precisamos mudar, precisamos aprender a votar, precisamos dar oportunidade para alguem mais competente, e quer saber, acho sinceramente que uma mulher honesta e de carater pode administrar melhor nossa cidade, (Não sou feminista Não, sou feminina) porem percebo que ele estão no poder e nada muda) pensem nisso na hora de colocar os mesmo homens que a séculos continuam a fazer as mesmas coisas, cometendo os mesmos erros e até aumentam seus próprios salários,legislando em causa própria. "BASTA"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!